Espaços urbanos ganham revitalização através de jovens voluntários

Nos últimos dias, os moradores de Pacatuba têm encontrado alguns espaços urbanos na cidade com um visual surpreendente. Jovens voluntários estão dando uma nova cara a locais conhecidos, porém, despercebidos por muitas pessoas. Com essa justificativa, nasceu a ideia da revitalização desses locais, a partir do Projeto de Mestrado em Artes do pacatubano Ariclenes Cassiano Costa. O professor da rede estadual de ensino do Ceará, Ari, como é conhecido, criou o coletivo Aries, com a participação de jovens que em algum momento foram alunos da disciplina de Artes.

A pesquisa busca investigar os modos de ensinar e aprender artes visuais, com jovens de comunidades diferentes, em um contexto não formal, com o objetivo de deixar registrado as marcas que ficam na paisagem, “principalmente no que chamo de não-lugares”, destaca o professor e artista visual. A ideia nasceu em 2018, com encontros nas praças públicas.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 22.35.27
Ariclenes Cassiano Costa, professor da rede estadual de ensino do Ceará, artista visual, estudante de mestrado em Artes/IFCE. Imagem: Arquivo Pessoal

Apesar de semelhante, Ari explica que o nome “Aries” não tem relação com signo. É apenas uma coincidência. “No município de Pacatuba, muitos dos meus alunos e ex-alunos me chamam de Ari, como o nome do grupo ficaria longo, todos os membros optaram por fazer a seguinte junção: ARI de Ariclenes + E de conexão + S simbolizando o plural, ou seja, mais integrantes, assim nasceu o nome ARIES”, explica.

Segundo professor, tudo é realizado com recurso próprio, sem patrocinadores, com materiais de uso comum para pinturas em paredes, como tintas e sprays. Participam do projeto os integrantes Marília Ribeiro; Lucas Almeida, Renan, Gleyce e Nando. A intervenção artística mais recente aconteceu em um tanque, no bairro São José, na Av. Capitão Manoel Medeiros.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 22.39.19
Jovens alunos e ex-alunos do professor Ariclenes. Imagem: Arquivo Pessoal

O grupo planeja seguir em outras comunidades. “Sempre bom lembrar que nossos trabalhos têm uma estética que é construída coletivamente e que se difere de apenas pinturas nas ruas de maneira aleatória e descomprometida”, finaliza. Para saber mais informações ou acompanhar as novas ações do coletivo, basta segui-los @coletivoaries no Instagram.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 22.39.24
Jovens do grupo Aries pintando o tanque urbano, na Av. Capitão Manoel Medeiros, São José, Pacatuba/CE. Imagem: Arquivo Pessoal

Publicado por pacaonline

O Paca Online é um portal de notícias sobre Pacatuba.

Deixe um comentário