Nevoeiro na cidade surpreende moradores de Pacatuba, nesta manhã, 23

Quem acordou cedinho na manhã desta quinta-feira, 23 de abril, em Pacatuba, ou passou pela cidade, pode ter dado de cara com essa linda surpresa, nevoeiro. O que parece ser simples, por aqui, é considerado diferente, porque não é comum a presença de nevoeiro nas ruas de Pacatuba, quando só aparecia na serra ou no pé da serra. Quem não viu pessoalmente, não faltou fotos nas mídias sociais, publicadas pelos moradores. A fotógrafa Regina Assunção, registrou diversos ângulos da Av. Capitão Manoel Medeiros. Além das fotos, em um vídeo gravado, ela comenta as imagens emocionada. “Hoje, a cidade de Pacatuba está assim, com a neve bem baixinha, no centro da cidade. É a primeira vez durante esses 50 anos estou presenciando uma cena dessas”, disse. O vídeo foi publicado no Instagram @guiapacatuba perfil que apresenta a cidade como destino turístico.

Será que isso vai acontecer novamente amanhã ou outro dia? Ninguém sabe. Qual explicação se dá a esse fenômeno? Perguntamos a quem entende de tempo, Funceme. Entramos em contato com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos que explicou que esse “fenômeno trata-se de uma névoa úmida ou nevoeiro. Ele se caracteriza por gotículas de água suspensas na camada atmosférica junto à superfície terrestre. Para que haja a formação, é necessário que haja umidade elevada, bem como a presença de ventos fracos, como ocorreu nesta manhã em Pacatuba”, respondeu.

Ainda segundo a Funceme, a diferença está na visibilidade horizontal. “Quando ela é menor que 1 km classifica-se como nevoeiro, já na névoa úmida, a visibilidade horizontal é entre 1 km e 5 km, aproximadamente”. Confira a explicação da Funceme na íntegra, em resposta ao nosso Blog Paca Oline.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fenômeno observado trata-se de uma névoa úmida ou nevoeiro. Ele se caracteriza por gotículas de água suspensas na camada atmosférica junto à superfície terrestre. Para que haja a formação, é necessário que haja umidade elevada, bem como a presença de ventos fracos, como ocorreu nesta manhã em Pacatuba.

Em regiões de acentuada topográfica, o ar que se resfria em contato com o solo tende a escoar pelas encostas e a se acumular nos vales, aumentando a probabilidade de ocorrência de nevoeiros.

É importante ressaltar que a névoa úmida e o nevoeiro se formam pelo mesmo motivo, a diferença está na visibilidade horizontal. Quando ela é menor que 1 km classifica-se como nevoeiro, já na névoa úmida, a visibilidade horizontal é entre 1 km e 5 km, aproximadamente.

Paca Online
Sobre Pacatuba e Pacatubanos

Publicado por pacaonline

O Paca Online é um portal de notícias sobre Pacatuba.

Deixe um comentário