Como aproveitar melhor as trilhas na Serra da Aratanha

Quem gosta de natureza, já ouviu falar em trilhas. A Serra da Aratanha, em Pacatuba – CE reúne várias. A mais famosa leva a destinos que passam por casarões antigos, vistas panorâmicas e banhos naturais. Mas não basta conhecer o caminho, é necessário ter disposição física e alguns cuidados com a natureza e o corpo. Pensando nisso, o Paca Online apresenta dicas de como aproveitar melhor as trilhas na Serra da Aratanha.

11960133_555979887889418_4187980446070597164_n.jpg

(Trilha – Serra da Aratanha – Foto: Arquivo pessoal)

Pra falar sobre esse assunto, conversamos com dois nativos, o Israel Mendes (PacaRoots), coordenador ambiental da Prefeitura Municipal de Pacatuba e o Ananias Assunção, conhecido como Irmão. Ambos conhecem bem a serra. Israel comenta sobre o acesso às trilhas. “Hoje em dia muita gente sobe, até pessoas que nunca foram. Antigamente, tínhamos uma vareda, hoje, está tudo mais aberto”, relaciona.  A mudança aparente apresenta consequências. “Você ver muito lixo, pedras pichadas. Muitos não têm a sensibilidade pela natureza, de gostar, de cuidar não apenas por dinheiro”, explica.

11987010_555981657889241_4851680405445246112_n.jpg

(Ananias Assunção na trilha – Foto: Arquivo pessoal)

A preocupação com a flora é outro ponto que o Ananias chama a atenção para “não retirar as plantas do seu lugar, aprender a apreciar o espaço”, defende. Vale lembrar que o respeito deve ser compartilhado com a fauna, também. Cuidar do planeta é uma das primeiras aulas que temos na escola, isso, muita gente já sabe.  Agora, o que poucos sabem é das dicas que podem lhe ajudar a realizar uma excelente trilha. Então, vou parar de conversa. Confira!

Companhia – Não conhece o caminho? Procure alguém que conheça. Vale moradores, guia de turismo, bombeiro ou quem puder lhe ajudar. Quer evitar horas na trilha errada ou imprevistos? A presença dessa pessoa faz diferença.

Alimentação – Indispensável na vida, e também na hora de fazer esforço, claro! Você precisará de muita energia. Tem uma rotina saudável? Ótimo! Come de tudo? Atenção! Evite alimentos pesados. Invista em consumo de frutas.

Roupa, etc – O seu corpo precisará de flexibilidade. Use roupas leves. Calçado? Prefira tênis. Protetor solar, repelente e toalha são bem-vindos. Certifique-se do que realmente precisará. Evite muito volume. Quanto menos peso, melhor.

Flora – Serra é lugar de plantas. Não jogue lixo no chão! Reúna as embalagens e restos de alimentos em uma sacola. Se possível, recolha o que encontrar no caminho. Na zona urbana há locais específicos para o descarte de lixo.

Banho – Independente da estação do ano há sempre muita ou pouca água. Você pode encontrar passagens, cachoeiras e até um belo açude. Aproveite para relaxar. Em caso de açudes ou grande concentração de água, cuidado! Não sabe nadar? Não arrisque! E por falar em água, não esqueça da sua garrafa! Vai sentir sede (risos).

Silêncio! – Atenção aos horários. Você pode está acordando os moradores. Valorize o som do ambiente. A diversão é boa, principalmente em turma, mas respeite o sossego alheio.

Segurança – Calma! Em qualquer lugar do mundo é importante saber onde anda. Gosta de fotos? Informe-se qual o local ou momento ideal. Venhamos e convenhamos, você não vai ficar direto no celular? Deixe as fotografias para o momento certo. Aproveite o passeio.

Essas foram as nossas dicas. Esperamos ter lhe ajudado a viver essa experiência da melhor forma possível. Divirta-se!

Por Darlyson Déles

Publicado por pacaonline

O Paca Online é um portal de notícias sobre Pacatuba.

Deixe um comentário