Açude Piripau amanhece sangrando em Pacatuba

O Açude Piripau amanheceu sangrando com mais intensidade. Desde a semana passada, já havia apresentado a ultrapassagem na borda da parede, no entanto, somente na manhã desta sexta-feira, 8, a água ganhou mais força. Segundo a Secretaria da Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Pacatuba, a capacidade do reservatório tem um pouco mais de 40 mil metros cúbicos, o equivalente a 40 milhões e 638 mil litros d’água. O açude é um dos principais cartões postais da cidade, bastante atrativo para os turistas e visitantes, que sempre param para registrar uma foto ou vídeo, e ainda, para os moradores que esperam o ano inteiro pelo sangramento, para tomarem banho.

 

Localizado próximo ao coração da cidade, o Açude Piripau está situado entre os bairros São José e Pracinha, na Rua Urbano Pinheiro Pímentel, conhecida popularmente como Piripau. Além dele, sangram o Açude Boaçu, localizado no topo da Serra da Aratanha, conhecido pela sua profundidade imensurável, também, um importante cartão postal e atrativo de lazer que sua água cai no balneário Bica das Andréas, escorrendo nas piscinas naturais, cachoeiras e bicas. Outros açudes, também, ganham mais volumes como o Açude Gavião, do complexo hídrico Pacoti-Riachão, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), localizado na zona rural, entre os municípios de Pacatuba e Itaitinga.

Apesar dos sangramentos ocorridos nas últimas semanas em Pacatuba, a cidade ainda não está entre as que mais receberam chuvas. A crescente nos últimos dias no Ceará tem colaborado para o aumento no volume dos reservatórios no estado. Porém, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve bastante chuva em mais de 90 municípios, nas últimas 24 horas com o acúmulo maior em Barbalha 11 mm, Santana do Cariri 8.4 mm, entre outras cidades.

Publicado por pacaonline

O Paca Online é um portal de notícias sobre Pacatuba.

Deixe um comentário