Quadrilha Junina Fogo Ardente completa 17 anos

Uma das quadrilhas juninas mais tradicionais de Pacatuba e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) completa 17 anos, Fogo Ardente. O grupo nasceu em 2000 com a iniciativa de Maria José Barroso (Mazé), que foi presidente por oito anos. “Foram dois nomes que minha filha sugeriu: Chama Ardente e Fogo Ardente. Decidimos com todos que seria Fogo Ardente”, lembra. Atualmente, conta com 41 dançantes, 20 pares e um marcador.

Fogo Ardente coleciona diversos prêmios em festivais no Estado do Ceará. Em Pacatuba, são três em primeiro lugar. As conquistas fazem parte da história de resistência do grupo. São duas décadas e sete anos. “Em 2009, eu lutei muito para que as quadrilhas da região se juntassem, mas houve até divergência política”, comenta o atual presidente, Raimundo Luz.

Ainda segundo Raimundo, outro momento marcante foi a participação de LGBT. “Nós rompemos os preconceitos dando oportunidade para essas pessoas participarem”, explica. “Foi o ano que mais conquistamos premiações”, completa a vice-presidente, Elvira Gomes. Já para Mazé, a lembrança de quando o Valtinho foi prefeito (Walter do Carmo Filho, ex-prefeito). “A quadrilha ia se apresentar sem banda. Eu fui pedir a ele pra me ajudar, e ele me garantiu a do evento. Eu chorei muito emocionada”.

19239603_1581530698606990_1941534657_n.jpg
Casal de noivos, Ysmildo Mouzinho e Sâmia Oliveira. (foto: Facebook)

Contudo, você deve está se perguntando, como manter uma quadrilha por tantos anos? “Amor ao São João. Eu persisto no que eu quero, eu amo a minha quadrilha”, afirma Raimundo. Para a Sâmia Oliveira, costureira, esse amor ganha sentido no compromisso com os ensaios. “Eu trabalho o dia todo, entro 7h30 e saio às 17h18 da empresa. Passo em casa pra comer, tomar banho, e logo vou para o ensaio”. Nos meses de junho e julho, o empenho é maior. “As vezes chego no outro dia dos festivais, durmo aquele tempo que sobra, já acordo na hora de ir trabalhar”, detalha.

EVENTOS JUNINOS

O Paca Online foi no fundo do baú buscar algumas lembranças das festanças realizadas no município. Centro Comunitário Isac Campos – quem esqueceu das barracas de comida típica? E as apresentações de quadrilhas que começavam em um dia e encerravam no outro?

WhatsApp Image 2017-06-28 at 17.02.15.jpeg
Centro Comunitário Isac Campos – (foto: arquivo pessoal).

Eram muitas, entre elas: Milho Grosso, Rego Fundo, Alvorada do Sertão, Flor do Sertão, Compadre José, Explosão São João, Comadre Chinda e Mangaratiba, lembrou? Se eu esqueci de alguma, comenta aí.

Festival na Praça da Juventude – muitos lembrarão! Arquibancada? Todos nós saíamos de casa um dia mais cedo para garantir um lugar, verdade? (risos). Tinha quem disputava um cantinho na grade, só para ficar mais perto. Era o nosso Front Stage (risos). Havia também as pessoas que se reuniam com os amigos para aguardar o momento mais desejado da noite, as bandas de forró. Vale lembrar a expectativa da divulgação de quem seria contratada pela prefeitura.

A Fogo Ardente se apresenta hoje, 30, de junho, no Portal de Turismo de Pacatuba, localizado ao lado do antigo posto da Sefaz, na CE-060.

Por Darlyson Déles

 

Publicado por pacaonline

O Paca Online é um portal de notícias sobre Pacatuba.

Deixe um comentário